Descarregamento – Entrega ao passageiro
Recolha de bagagem (bagagem especial, bagagem fora de formato, animais)
Siemens Logistics VarioTip
Aeroporto de Munique, Terminal 2, a Siemens Logistics otimiza o descarregamento de bagagem.
O sistema VarioTip descarrega vários tipos de ULD – AKE, AKH, DPE e outros,
Tapetes de recolha de bagagem de chegada utilizados em aeródromos/aeroportos com baixo fluxo de passageiros
Carrossel
Para uma correta avaliação dos tempos de entrega ( chegada da aeronave – primeira bagagem no tapete e recolha pelo passageiro) terá que se incluir:
Comprimento dos tapetes transportadores e tempo médio no transporte da bagagem (colocação bagagem no tapete de chegadas – chegada ao tapete rotativo de recolha)
Tempo de espera para recolha da bagagem pelo passageiro
Espaço disponível e perímetro dos tapetes de recolha da bagagem
Número de passageiros com pelo menos duas bagagens que irão utilizar os carros para a recolha
Número de voos por tapete
Recolher a bagagem na chegada é provavelmente a parte menos interessante da viagem, e possivelmente o mais irritante – tempo de espera, falta da bagagem e todo o processo de reclamação
O trabalho num Terminal de chegadas do aeroporto é complexo porque vários fatores exteriores ao seu funcionamento provocam irregularidades.
O responsável operacional ( chefe de equipa/team leader) terá que fazer uma gestão rigorosa do pessoal para cumprir as metas estabelecidas
Avião em calços “Chegou” 15 minutos depois a primeira bagagem entregue ao passageiro e a última 30 ou 45 minutos por tipo de avião
Como exemplo
Este é um dia de grandes dificuldades porque os horários dos operadores/OAEs são criados para responder à programação operacional e neste dia houve um desvio entre o ETA (horário estimado de chegada) Hora e o ATA (hora real de chegada) Estado
Chegada de bagagem num avião carregada a granel bulk load
O OAE/operador de terminal prepara os carros para recolha e transporte da bagagem para o terminal após o seu descarregamento, deverá ser informado da quantidade e tipo de bagagem a chegar(bagagem local – executiva ou económica, bagagem de tripulação e bagagem em transferência/ligação)
Chegada de bagagem numa aeronave contentorizada
O OAE/operador de terminal reboca os contentores para o terminal
Chegada de bagagem no Terminal
O OAE no terminal tem que estar perfeitamente identificado com as rotinas operacionais
Separação e triagem da bagagem
Prioridades na colocação no tapete transportador
Utilização correta do sistema de transporte de bagagem
Bagagem fora de formato, a ser entregue em mão
Entregas de bagagem especial (ex.armas)
Perigos aos quais os OAEs estão sujeitos por manuseamento de bagagem chegada de locais de risco.
Notícias Correio da Manhã 2011
“Malária assusta tripulantes da TAP
Tripulante da TAP foi internado em estado grave
Vários casos na rota para África obrigaram a companhia aérea a reforçar medidas preventivas
Um surto de malária na tripulação da TAP que voa na nova rota da transportadora para Acra, capital do Gana, está a preocupar os trabalhadores da companhia. Na sequência desta situação, a empresa reforçou a “comunicação sobre as medidas preventivas a aplicar para a minimização do risco e que incluem medidas de protecção individual”.
Os tripulantes não podem fazer a profilaxia da malária, “não só porque não sabemos quando voamos, mas porque a profilaxia da doença não pode ser feita de forma continuada, sob pena de atacar o fígado.”
PREVENÇÃO ACONSELHADA ANTES DE VIAJAR
Quem viaja para zonas onde a malária está presente deve tomar medicação como forma de prevenir a doença. O medicamento começa a ser tomado uma semana antes, continua–se durante toda a estada e prolonga-se durante mais um mês após ter abandonado a zona.
O fármaco mais frequentemente utilizado é a cloroquina.
Além da medicação, as pessoas são aconselhadas a usar repelente contra mosquitos e a vestir roupa que cubra totalmente o corpo após o pôr-do-sol.
Para viajar para o Gana é mesmo obrigatória a vacina contra a febre amarela, sendo ainda recomendadas as vacinas contra as hepatites A e B, febre tifóide e meningite.
Actualmente, a TAP voa para 13 destinos em África, atingindo 61 frequências semanais, sendo Luanda (Angola) o principal”.
Notícias Diário Digital 2011
“Rio de Janeiro entra em estado de alerta contra dengue
A prefeitura do Rio de Janeiro decretou hoje estado de alerta face à previsão de que a cidade deverá enfrentar a sua pior epidemia de dengue no Verão de 2012, informam fontes oficiais.
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a possibilidade de que o Rio volte a enfrentar um surto de dengue no próximo verão (que no Brasil começa em dezembro) deve-se ao regresso do vírus de tipo 1 e à entrada do de tipo 4, em relação aos quais os cariocas ainda não estão imunes.
A previsão foi feita com base no histórico da evolução de contaminações em anos anteriores às duas mais maiores epidemias na cidade, em 2002 e 2008″.