«A United Airlines divulgou na passada Sexta-feira, 26 de Junho, a compra de 5% da companhia aérea brasileira Azul, detida em maioria pelo empresário David Neeleman, que integra o consórcio Gateway, vencedor do processo de privatização da TAP . A transportadora norte-americana vai desembolsar cerca de 90 milhões de euros, que lhe dará direito a ter um lugar no conselho de administração da companhia brasileira.
A divulgação desta transacção foi feita na cidade de São Paulo, classificando-a ambas as partes como a primeira página de uma “parceria estratégica” entre as duas companhias. David Neeleman, dono da Azul, mantém ainda o controlo de 67% da empresa. Esta aquisição faz com que a avaliação da Azul se fixe nos dois mil milhões de dólares.
A Azul e a United adiantaram, em comunicado, que irão analisar, exaustivamente, as oportunidades para a expansão das ligações que entre o Brasil e os Estados Unidos, e destes dois países para outras zonas da América do Norte e do Sul.»
artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(1 Julho 2015)
«O conglomerado chinês HNA anunciou num comunicado ao mercado bolsista de Xangai, a venda da participação de 9% que detinha indiretamente na TAP através da Atlantic Gateway ...