A Airlines for Europe (A4E) a nova Associação de Companhias aéreas da Europa, que foi oficialmente lançada na véspera da cimeira da aviação da União Europeia em Amesterdão, fundada por cinco companhias aéreas europeias -Air France-KLM, EasyJet, IAG, Lufthansa e Ryanair.
O seu principal objectivo é representar os interesses dos seus membros ao lidar com as instituições da UE, organizações internacionais e governos nacionais sobre os problemas da aviação europeia. A Airlines for Europe (A4E) espera aumentar o numero de associados ao longo dos próximos meses, unindo as companhias aéreas da Europa num movimento de mudança, para aumentar a competitividade tendo como resultado tarifas aéreas mais baixas e uma maior escolha para os passageiros, melhorar a competitividade através de uma Estratégia de Aviação da UE e estimular o crescimento, diminuindo as taxas aeroportuárias e eliminação de impostos excessivos.
Os presidentes dos cinco grupos exigem uma ação imediata e denunciam os “importantes monopólios aeroportuários, os altos custos, os impostos e a ineficácia”, que segundo eles caracterizam a aviação.
As companhias citam um estudo recente que indica que, enquanto os custos aeroportuários aumentaram “cerca de 90%” desde 2005 nos dez maiores aeroportos, o “preço médio das passagens caiu 20% no mesmo período”.
A A4E reiterou que a aviação é um meio comprovado de crescimento económico e geração de emprego.
«A Airlines for Europe (A4E) condenou as «restrições fronteiriças caóticas» impostas na União Europeia (UE), causadoras de um «impacto devastador na liberdade de circulação» durante o Verão. ...