«A United Airlines realizou o primeiro voo comercial a operar com a mais avançada tecnologia de aletas. O Boeing 737-800 da companhia foi modernizado com as novas Winglets Split Scimitar, após a Federal Aviation Administration (autoridade norte-americana para a aviação) ter aprovado, no início do mês, a tecnologia desenvolvida pela Aviation Partners Boeing (APB). O novo e patenteado design das aletas (componente localizado na extremidade da asa do avião) carateriza-se pelo formato aerodinâmico e adiciona um novo estabilizador ventral. Estas alterações traduzem-se numa diminuição significativa no atrito do avião, o que permite reduzir o consumo de combustível até dois por cento por avião.
Atualmente, a companhia tem mais de 350 aviões equipados com esta tecnologia e espera que, assim que a instalação das WingletsSplit Scimitar terminar, a tecnologia combinada de aletas na frota 737, 757 e 767 lhe permita poupar mais de 246 milhões de litros de combustível por ano, “o equivalente a mais de 645,000 toneladas de dióxido de carbono e 200 milhões de dólares por ano em custos de combustível de avião”, explica a companhia aérea. “As poupanças derivadas das WingletsSplit Scimitar vão contribuir para a iniciativa de redução de custos de combustível da United em mil milhões de dólares até 2017”, revela ainda a United Airlines.»
Andreia Amaral, artigo publicado na revista “Transpoertes”
(21 Fevereiro 2014)
Aletas – Winglets Split Scimitar
«A Comissão Europeia elogiou esta terça-feira o acordo alcançado entre os principais países do mundo para, pela primeira vez na história, fixarem metas para a redução de emissões de dióxido de ...