Os pilotos da TAP realizaram em Toulouse (França) um voo de ensaio do novo A330-900neo. Nuno Cardoso, piloto-chefe da frota A330/A340 da TAP, e Victor Pereira, coordenador de instrução da frota A330 da TAP efetuaram testes ao avião
para demonstração da performance deste novo elemento da família Airbus.
De acordo com a TAP, “por norma, só as equipas de pilotos da Airbus realizam estes voos. Os dois comandantes da TAP foram acompanhados no cockpit pelo piloto da Airbus Thierry Bourges, responsável pela equipa de pilotos de teste deste projeto”.
O A330-900neo foi testado pelos pilotos portugueses em diversas configurações de voo que apenas se utilizam nos treinos em simulador, bem como várias manobras de descolagem e aterragem. No final do voo, a equipa de pilotos da TAP mostrou-se bastante satisfeita com o comportamento do novo avião e comprovou os elevados padrões de conforto que a aeronave oferece em termos da cabina.
A TAP será a primeira Companhia aérea do mundo a operar o novo avião A330-900neo equipado com a nova versão da cabine Airspace, que representa um novo conceito ajustado à ambição da TAP de oferecer o melhor produto da indústria aos seus clientes.
Além deste novo interior de cabine Airspace, o A330-900neo incorpora também a ultima geração de reatores Rolls-Royce Trent 7000 e melhorias ao nível da aerodinâmica. O A330-900neo proporciona, segundo a TAP, reduções de combustível da ordem dos 14% por cadeira de avião, tornando-o no avião wide-body mais eficiente.
adaptação do texto publicado na página de internet “Expresso”
(21 Março 2018)
A Virgin Atlantic tornar-se-á o primeiro operador do A330neo no Reino Unido, tendo encomendado 13 aviões (seis em locação da ALC) com a intenção de eventualmente expandir a frota para 16. A Família ...