A Atlântica – Instituto Universitário tem vindo a expandir a sua rede de parcerias, com o intuito de continuar a apostar no desenvolvimento científico e profissional da comunidade académica, através do apoio de entidades reconhecidas nos mais variados setores.
A Europavia – empresa focada em logística de manutenção e reparação de equipamentos aeronáuticos – e a Aernnova – empresa líder especializada no projeto, fabricação, manutenção e serviços de aeroestruturas e componentes – são os mais recentes parceiros da Instituição, reforçando as áreas de engenharia, nomeadamente Engenharia Aeronáutica, e também de Gestão do Transporte Aéreo.
Focada na gestão da logística MRO (Manutenção, Reparações e Operações) de equipamentos aeronáuticos, assim como na promoção de vendas e distribuição de equipamentos e sistemas de alta tecnologia, a Europavia – presente, desde 1965, no mercado espanhol nas áreas de defesa, aeronáutica e espaço – é um dos mais recentes parceiros da Atlântica, sublinhando a vontade de uma cooperação estreita em atividades académicas, científicas, técnicas e pedagógicas. O protocolo recentemente assinado entre as instituições, cuja duração é de cinco anos, prevê, entre outros projetos conjuntos, a formação nas áreas da Engenharia Aeronáutica, de Materiais e Mecânica, assim como em Gestão – em particular Gestão do Transporte Aéreo – e em Tecnologias de Informação; apoio em investigação aplicada nas áreas de engenharia; e realização de eventos científicos e jornadas que aportem valor ao setor e à comunidade académica.
Sublinhando os mesmos objetivos de colaboração em atividades académicas, científicas e também culturais, a Aernnova faz agora parte da rede de sinergias da Atlântica. Tendo iniciado atividade em 1986, é uma das empresas líderes no design, fabrico, manutenção e serviços de aeroestruturas e componentes, apresentando receitas superiores a 740 milhões de euros. A empresa conta com um polo em Évora, onde colaboram mais de 500 pessoas.
“Estes novos protocolos reforçam a nossa visão de procurar os parceiros mais reputados e relevantes do setor, aportando mais valor e conhecimento em termos académicos e científicos, e expandindo oportunidades, quer para a comunidade académica como para os já profissionais destas áreas”, avança Natália Espírito Santo, diretora geral da Atlântica – Instituto Universitário. “As engenharias, nomeadamente na área da Aeronáutica, assim como a Gestão do Transporte Aéreo, são áreas nas quais a Atlântica se tem vindo a destacar e, por isso mesmo, queremos continuar a contribuir positivamente para o desenvolvimento e crescimento destes setores. Ao estarmos próximos dos seus principais players, conseguimos acompanhar as tendências e as necessidades, dotando os nossos alunos das competências necessárias para responder às exigências do mercado”, concluiu.
Recorde-se que a oferta formativa da Atlântica integra licenciaturas em Engenharia Mecânica, Engenharia Aeronáutica (sendo a primeira e única instituição de ensino privado a oferecer esta licenciatura), assim como em Gestão do Transporte Aéreo. As candidaturas para estas e outros licenciaturas já se encontram abertas.
A Atlântica – Instituto Universitário arranca o ano letivo 2024/2025 com uma nova parceria no âmbito da Licenciatura em Gestão do Transporte Aéreo. A instituição de ensino acaba de assinar um protocolo ...