O primeiro dos Airbus A330 da SATA aterrou em Ponta Delgada, perante o olhar atento de mais de uma centena de pessoas, entre fotógrafos de aviões (plane spotters) e muitos curiosos, que se estendiam ao longo da estrada regional sobranceira ao aeroporto.
O Airbus A330, com a matrícula CS-TRY, vai inaugurar a nova marca Azores Airlines, que substituirá a partir de março a SATA Internacional e já é reconhecido pela maioria dos açorianos pelo grande cachalote desenhado ao longo de todo o corpo do avião.
O novo avião viajou diretamente do aeroporto de Barajas, em Madrid e não trazia convidados a bordo, mas sim apenas a tripulação, incluindo elementos da SATA que vão operar com o novo Airbus A330.
“A informação que obtive dos comandantes foi a de que a viagem foi muito boa e quiseram mesmo dar um passeio pela ilha a baixa altitude, mostrando o novo avião à população, num gesto de cortesia da tripulação”, afirmou aos jornalistas o presidente da SATA, Paulo Menezes, no aeroporto de Ponta Delgada, depois de se ter deslocado pessoalmente à placa de estacionamento para, simbolicamente, dar as boas-vindas ao novo avião, cujo nome ainda não foi revelado.
O novo avião ficará agora estacionado em Ponta Delgada, enquanto a SATA aguarda que a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) conclua o processo de certificação para que o A330 possa começar a fazer voos comerciais, o que deverá acontecer em breve.
O primeiro dos Airbus A330 da SATA está previsto começar a sua operação no fim de março, com a entrada do verão IATA e, curiosamente, um ano depois do começo da operação das low-cost nos Açores.
Rui Jorge Cabral, adaptação do texto publicado na página de internet “Açoriano Oriental“
(4 Fevereiro 2016)
«Uma viatura de ‘catering’ que ia abastecer o avião A320, para depois este fazer o voo da noite Lisboa-Ponta Delgada, encostou-se à aeronave e embateu numa porta, danificando-a, ...