«O Presidente da República, Armando Guebuza, inaugurou (13 dez 2014), o Aeroporto Internacional de Nacala, na província de Nampula. Trata-se da primeira infra-estrutura aeroportuária construída de raiz, desde a independência nacional.
Neste contexto, serão apresentadas ao Chefe de Estado e outros participantes as instalações edificadas em 30 mil metros quadrados de área, que contam com um terminal de passageiros de cerca de 15 mil metros quadrados.
A infra-estrutura, avaliada em 200 milhões de dólares, conta com uma torre de controle de mais de 30 metros de altura e uma pista com 3.100 metros de comprimento, 45 metros de largura acrescida de 15 metros de bermas pavimentadas. Portanto, apresenta dimensões que permitem a operação de aeronaves de grande porte, como é o caso do Boeing 747.
O novo aeroporto vai poupar os utentes de percorrer 200 quilómetros de estrada para chegar a Nampula, de onde viajavam de avião para os mais variados destinos.
O aeroporto entrou em funcionamento no passado dia oito do corrente mês com voos comerciais operados pelas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e encontra-se sob gestão dos Aeroportos de Moçambique (ADM).»
artigo publicado na página de internet “O País”
(12 Dezembro 2014)
«O aeroporto de Nacala, no norte de Moçambique, começará a receber voos internacionais este ano ...