«A China vai entregar a Moçambique 12,7 milhões de euros para o projeto de construção de um novo aeroporto em Xai-xai, capital da província de Gaza,
anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros moçambicano.
A doação será feita após a assinatura de dois documentos pelos Governos de ambos os países: um acordo de cooperação económica e técnica e um protocolo sobre o perdão parcial da dívida moçambicana ao Estado chinês.
A cerimónia de assinatura vai decorrer nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, em Maputo, e serão signatários a vice-ministra, Nyeleti Mondlane, e o embaixador da China em Moçambique, Su Jian.
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou a 19 de abril ser urgente a construção de um aeroporto na província de Gaza, sul do país, para servir de alternativa ao aeroporto internacional de Maputo.
Ter um aeroporto em Gaza “é viável, não é luxo, é uma necessidade urgente”, afirmou. O chefe de Estado sublinhou que um aeroporto na província de Gaza será um fator dinamizador da economia local.»
artigo publicado na página de internet “Lusa“
(26 Outubro 2017)
Os voos da Emirates para Moçambique vão partir de Dubai, escalando Maputo com destino a Botswana, no aeroporto de Gaborone, ...