O Aeroporto de Bombaim (BOM) na Índia,com apenas uma pista a funcionar processou o maior número de voos registados no espaço de 24 horas, batendo o recorde mundial em infra-estruturas deste género.
A estrutura aeroportuária local coordenou 969 voos durante todo o dia (uma média de cerca de 40 voos por hora, ou um voo em cada 90 segundos), avançou o jornal Times of India citado pela Bloomberg. Mas o aeroporto não quer ficar por aqui e tem o objectivo de chegar aos mil voos num dia.
Segundo a agência noticiosa, o aumento do rendimento das famílias e a descida dos preços das passagens de avião está por detrás do crescimento do transporte aéreo na Índia, que deverá colocar o país na terceira posição entre os maiores a nível mundial (atrás da China e dos EUA).
No ano passado as companhias aéreas indianas transportaram cerca de 100 milhões de passageiros, número que deverá subir em 337 milhões nas próximas duas décadas.
O potencial de crescimento é muito elevado, dado que cerca de 97% da população indiana (estimada em 1.300 milhões de pessoas) nunca esteve num avião, referem dados da companhia low-cost SpiceJet. Para o recorde de sexta-feira contribuiu também o movimentos de aviões charter e privados.
adaptação do texto publicado na página de internet “Jornal de Negócios”
(27 Novembro 2017)
Companhias de baixo custo no aeroporto de Bombaim (BOM)
Air Arabia, Air India Express, Flydubai, GoAir, IndiGo, Malindo Air e SpiceJet.
A companhia aérea indiana IndiGo (6E) anunciou ter encomendado 500 aviões da família Airbus A320neo, o maior contrato, em volume, até agora concretizado na aviação civil. Os aviões deverão ser ...