«A Aena, gestora dos aeroportos espanhóis, propôs um investimento que rondará os 2.600 milhões de euros e que será canalizado para obras de melhoria das infra-estruturas, expansão e incremento da rede aeroportuária, entre 2017 e 2021.
Da quantia total, 2.185 milhões serão investimento ligado directamente à actividade aeronáutica; o objectivo será o de «optimizar ao máximo a capacidade operativa dos aeroportos», mantendo a segurança e a qualidade dos serviços prestados.
Através da implementação de um plano de investimentos baseado na «viabilidade, eficiência e na segurança», a Aena pretende fomentar a «máxima rentabilidade» das instalações aeroportuárias, intenção corroborada pelo Ministro do Fomento, Íñigo de la Serna, durante um congresso realizado para divulgar o relatório da DORA, o Documento de Regulação Aeroportuária que será apresentado ao Conselho de Ministros de Espanha. O investimento médio anual situar-se-ia nos 530 milhões.
Recorde-se que o documento DORA (Documento de Regulación Aeroportuaria) estabeleceu-se como uma peça-chave para o futuro crescimento, competitividade e segurança do sistema aeroportuário espanhol, encontrando-se, presentemente, a ser finalizado pela Direcção Geral da Aviação espanhola, antes de esperar a aprovação, nas próximas semanas, do Conselho de Ministros. É resultado de uma proposta fundadora da Aena, prevendo-se que estabeleça, para os próximos 5 anos, as tarifas aeroportuárias de aplicação na rede da Aena, os investimentos a serem feitos e a qualidade dos serviços.
Entre os alvos deste investimento estão o Aeroporto de Palma de Maiorca, o Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, o Aeroporto de Barcelona-El Prat, o Aeroporto de Tenerife Sur, o Aeroporto de Ibiza e o Aeroporto de Bilbau; em todos eles deverão ser executadas obras com vista à ampliação infra-estrutural, remodelação de edifícios e mudanças na estrutura dos terminais.»
artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(19 Janeiro 2017)
A gestora aeroportuária Aena aprovou a adjudicação do serviço de segurança privada para os 46 aeroportos e 2 heliportos da rede em Espanha para os próximos quatro anos. ...