«A Força Aérea Brasileira (FAB) inaugurou, nesta terça-feira (31/05), a nova torre de controle do Aeroporto Internacional de Salvador. O local, administrado pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV), tem equipamentos mais modernos e vai possibilitar melhor visualização das áreas de circulação de aeronaves, além do aprimoramento no controle do espaço aéreo na região.
A inauguração da nova estrutura da torre de controle, que agora é a segunda mais alta do Brasil (66 metros), a maior do país é a do Aeroporto de Campinas (SP), é uma das etapas de preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A capital soteropolitana vai sediar dez jogos do torneio de futebol.
Segundo o Comandante da Base Aérea de Salvador (BASV), Coronel Aviador Marcello Lobão Schiavo, com o advento dos Jogos Olímpicos, a frequência de pousos/aterragens e descolagens aumentará ainda mais. “Essa nova estrutura e seus equipamentos modernos garantirão ainda mais segurança aos passageiros e melhores condições de trabalho aos controladores de voo da cidade”, afirma o Coronel.
Salvador possui o maior tráfego aéreo da região nordeste, com, aproximadamente, 105.000 aeronaves controladas durante o ano. A quantidade de aviões pousando/aterrando e descolando coloca Salvador na 8ª posição do ranking nacional de aeroportos em movimento de passageiros.
De acordo com o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk De Aquino, a nova torre traz aspectos positivos para a cidade e para os passageiros. “Esse novo empreendimento permitirá uma maior segurança e fluidez nos pousos/aterragens e descolagens no Aeroporto de Salvador, gerando maior pontualidade e economia nas operações aéreas”, destacou.»
artigo publicado na página de internet “Fab”
(31 Maio 2016)
Os dez aeroportos, Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Pampulha (MG), Salvador (BA) e Manaus (AM), para os Jogos Olímpicos e ...