«Quatro anos após a inauguração, o Aeroporto de Aracati, no litoral do Ceará, deve receber os primeiros voos comerciais em setembro deste ano. De acordo com o Governo do Estado, a companhia aérea Azul fará dois voos semanais com destino à cidade de Aracati com uma aeronave modelo ATR 72/600, com capacidade máxima para 72 passageiros.
O acordo foi feito num encontro no Sebrae com o Comité Gestor da “Rota das Falésias”. Na reunião, o assessor de infraestrutura aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), coronel Paulo Edson, mostrou as condições operacionais do Aeroporto do Polo Turístico de Canoa Quebrada, em Aracati.
Centro de manutenção de aeronaves
Em fevereiro deste ano, a A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou o Centro de Treinamento da TAM Executiva no aeroporto de Aracati, no Litoral Leste do Ceará. No local vai funcionar o centro de manutenção de aeronaves da Latam, a maior companhia aérea do Brasil.
O empreendimento deve empregar diretamente 150 pessoas na assistência técnica de aeronaves, helicópteros e jatos executivos. Foram investidos pelo Governo do Estado do Ceará R$ 36 milhões na ampliação e melhoria da pista de pouso/aterragem, construção do terminal de passageiros e serviços, sinalização, hangares, equipamentos complementares e no Centro da TAM Aviação Executiva.
Estrutura do aeroporto
A pista de pouso/aterragem de 2.200 metros de comprimento tem vida útil de 20 anos e, segundo o Departamento Estadual de Rodovias, pode operar 1.200 movimentos por ano e estará apta para operar com aeronaves tipo Boeing 737. O pátio de estacionamento/placa de estacionamento de aeronaves tem 152m por 90m.[/(artigo]
A Região Centro solicita junto do Ministério da Defesa a abertura de uma infraestrutura aeroportuária na base aérea de Monte Real (BA5) que permita voos internacionais. ...