«A gestora aeroportuária espanhola Aena assumiu o aeroporto de Aracaju-Santa Maria, o quarto dos seis do Nordeste
que integram o pacote licitado pela empresa no ano passado. O aeroporto de Aracaju, que começou a operar oficialmente nesta quinta-feira pela Aena, tem média de 36 voos diários e mobilizou um total de 1,1 milhão de passageiros durante 2019. Com o início da gestão do aeroporto, um grupo multidisciplinar da Aena viajou diretamente de Madrid para realizar o trabalho de integração, sob a coordenação do presidente da empresa no Brasil, Santiago Yus. “Assumir o aeroporto na capital de Sergipe é, para toda a equipe de Aena, uma honra. Somamos mais um estado brasileiro à nossa rede de aeroportos no Nordeste, o que nos proporciona uma base em um estado com um grande futuro económico e turístico”, disse Yus em comunicado. Em 13 de fevereiro, Aena assumiu a administração do aeroporto internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, que no ano passado recebeu mais de dois milhões de passageiros. Em janeiro, a companhia espanhola iniciou a administração do aeroporto Presidente João Suassuna, na cidade de Campina Grande, que recebeu 125.468 passageiros em 2019, e do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, que mobilizou 483.142 passageiros no ano passado.
A Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros (275,2 milhões em 2019) pelo Airports Council International, também assumirá os aeroportos de Recife e João Pessoa nas próximas semanas. A empresa adquiriu o direito de operar esses seis aeroportos no Nordeste, que no ano passado movimentaram 13,7 milhões de passageiros.»
No Brasil desde 2020 e com a integração dos 11 novos aeroportos transforma a espanhola Aena na maior operadora aeroportuária do Brasil, com um total de 17 aeroportos, 20% do tráfego aéreo nacional, ...