O presidente-executivo da Lufthansa disse nesta quarta-feira que a companhia aérea alemã planeia começar a usar os aviões superjumbo Airbus A380 nas rotas para a Índia ainda neste ano. Na segunda-feira, a Índia suspendeu a proibição de aterragem para este modelo de aeronave no país, permitindo que companhias como Singapore Airlines, Lufthansa e Emirates Airline operem estes jatos no segundo país mais populoso do mundo.
“Estamos interessados em usar o A380 também para os principais mercados da Índia”, disse o CEO da Deutsche Lufthansa AG, Christoph Franz, em entrevista no Reuters Global Markets Forum, uma comunidade on-line para profissionais da área financeira.
Franz disse que a Lufthansa definitivamente planeava usar os aviões na Índia, mas destacou que o lançamento seria no fim do ano, uma vez que a sua frota de 10 aeronaves A380 já estava comprometida em outras rotas.
Ele afirmou que a operação poderá começar já no verão (no Hemisfério Norte), mas acrescentou: “Nós provavelmente incluiremos na programação de voo do inverno de 2014-2015.” Segundo as regras da Índia, os aviões A380 serão autorizados a aterrar nos quatro principais aeroportos do país – Nova Délhi, Mumbai, Bangalore e Hyderabad – que são equipados para receber esse tamanho de aeronave.
A decisão da Índia foi bem recebida pelas companhias estrangeiras que pretendem explorar o setor de viagens aéreas em rápido crescimento no país asiático.
O A380 pode transportar mais de 800 passageiros em uma configuração de classe única, e o governo havia proibido o seu uso por causa da preocupação de que as companhias aéreas estrangeiras dominariam o mercado de viagens internacionais.
adaptação do texto publicado na página de internet “Exame”
(29 Janeiro 2014)
A companhia aérea indiana IndiGo (6E) anunciou ter encomendado 500 aviões da família Airbus A320neo, o maior contrato, em volume, até agora concretizado na aviação civil. Os aviões deverão ser ...