A Turkish Airlines iniciou, na quinta-feira (17/04/2025), as operações oficiais no Aeroporto de Istambul, tornando-se o primeiro da Europa a adotar esse modelo. Segundo informações da companhia, o novo sistema trará redução no tempo de taxiamento, menos atrasos e maior pontualidade, além de contribuir para a diminuição das emissões de carbono nas atividades. Cerca de 500 controladores foram treinados neste tipo de operação que visa um dia atingir 200 milhões de passageiros/ano. A nova capacidade permite que três aviões decolem ou pousem simultaneamente em pistas separadas, atuando de forma totalmente independente, o que aumenta o fluxo de tráfego aéreo na região.Mehmet Kalyoncu, membro do conselho do Aeroporto de Istambul, explicou que, com a modernização, a eficiência das operações passará de 120 para 148 movimentos por hora (aterragens e descolagens). “Isso impactará positivamente não só a aviação turca, mas também o espaço aéreo europeu. Istambul deixa de ser apenas um destino e se firma como um hub global”, afirmou.
O empreendimento da cidade mais populosa da Europa foi projetado para receber 200 milhões de passageiros por ano. A capacidade total será alcançada após a conclusão de todas as fases de construção e expansão do aeroporto, prevista para ser finalizada até 2028. Em 2024, a população do Município Metropolitano de Istambul era de 15.701.602 habitantes, de acordo com o Instituto Estatístico Turco.
O Ministro dos Transportes e Infraestrutura da Turquia, Abdulkadir Uraloglu, ressaltou que a intervenção tem o objetivo de consolidar o Aeroporto de Istambul entre os mais avançados do mundo. “Combinado à localização estratégica entre continentes, o novo modelo amplia o papel do aeroporto no transporte aéreo global”, disse.
Durante a cerimônia, três aeronaves da Turkish Airlines decolaram simultaneamente para registrar o marco. Também participaram do evento o diretor-geral da Autoridade Estatal de Aeroportos (DHMI), Enes Çakmak, o presidente do Conselho da Turkish Airlines, Prof. Ahmet Bolat, e o membro do conselho do iGA, Mehmet Kalyoncu, entre outras autoridades.
O Ministro dos Transportes e Infraestrutura, Abdulkadir Uraloğlu, afirmou que têm trabalhado na aplicação “Operações Simultâneas Independentes de Pista Tripla Paralela (Operações Triplas RWY ...