«O décimo quinto boletim estatístico trimestral, referente ao período de 1 de julho a 30 de setembro de 2012, continua a série de boletins iniciada em 2009. Em 2010, alargou-se o âmbito da análise, passando a contemplar além dos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, informação relativa a Ponta Delgada.
Os principais indicadores dizem respeito a:
1. Movimentos e passageiros no trimestre, com informação sobre o peso das 10 maiores e das 4 maiores companhias aéreas;
2. Movimentos (regulares e não regulares), por região, nos aeroportos nacionais;
3. Principais rotas operadas, com indicação das transportadoras aéreas que as operam;
4. Movimentos e passageiros nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada, com informação sobre o peso das 10 e das 4 maiores companhias aéreas em cada um desses aeroportos;
5. Entradas e saídas de transportadoras em cada aeroporto.
O Boletim baseia-se na informação disponível nas bases de dados do INAC, I.P., no 10º dia útil do mês seguinte ao trimestre em análise, pelo que não são considerados eventuais ajustamentos ou correções posteriores a essa data.
A análise que se apresenta baseia-se na totalidade das ligações aéreas de e para os aeroportos nacionais, ou seja, os pontos de origem, destino e intermédios, no caso dos percursos combinados.
Para o apuramento dos passageiros no conjunto dos aeroportos não são considerados os passageiros desembarcados nas ligações domésticas nem os passageiros em trânsito.»
artigo publicado na página de internet “Inac”
(28 Outubro 2012)
O Conselho de Administração da ANAC a 18 de dezembro de 2023, após análise da proposta tarifária da ANA e das reclamações apresentadas pelos Utilizadores ao Regulador, deliberou: ...