Viajar de avião pode ser stressante e, até estar sentado, não consegue estar completamente tranquilo. É preciso chegar cedo ao aeroporto, certificar-se de que tem todos os documentos e bagagem e, claro, passar pelos controlos de segurança. Mas, após declarações de funcionários da TSA (Transport Security Administration) nos EUA, esta atividade torna-se ainda mais stressante, uma vez que, como confirmaram, o seu telemóvel pode estar em perigo e colocá-lo em risco ao passar pelos scanners incorporados na mesa de embarque. Isto porque se se distrair por apenas alguns segundos, o seu telemóvel pode ser roubado. Não se trata apenas de perder o seu dispositivo durante as férias. Se o ladrão tiver o mínimo de conhecimentos em informática, pode desbloqueá-lo e aceder a todas as informações armazenadas, desde informações pessoais e bancárias, a tudo o mais necessário para roubar a sua identidade e cometer várias fraudes em seu nome.
Mas nem é preciso ser descuidado para que isso aconteça, pois todos sabem que passar pela segurança pode demorar mais tempo do que o esperado, seja porque se esqueceu de tirar o cinto de segurança, porque o sistema emite um sinal sonoro aleatório e têm de o revistar, ou porque levam uma das suas malas para serem revistadas. Há muitas formas de desviar a atenção (nem que seja por breves segundos) dos seus pertences, especialmente do telemóvel. Em apenas alguns segundos, têm tempo para pegar no seu telefone, misturar-se na multidão e desaparecer.
E isto não acontece apenas uma vez; um relatório da Polícia do Aeroporto de Los Angeles mostra que, em cada 10 telemóveis dados como perdidos, quatro estavam, na verdade, nas mãos de outra pessoa. A verdade é que, para evitar este roubo, basta colocar o telemóvel, o passaporte e a carteira numa das malas ou mochilas enquanto passa pela segurança, para que não sejam visíveis ou acessíveis aos ladrões. É também recomendável que esteja preparado antes de passar pela segurança, por isso certifique-se de que não tem nada nos bolsos, não está a usar cinto ou qualquer coisa que o faça buzinar, para que possa chegar ao balcão de check-in com os seus pertences o mais rapidamente possível.
E se for roubado, dirija-se à segurança do aeroporto o mais rapidamente possível para reportar o sucedido. Estes locais estão cheios de câmaras que gravam tudo, o que é muito útil para identificar o ladrão e capturá-lo antes que desapareça.
O ex-coronel da Força Aérea alemã Jörg H. Trauboth atuou como gestor de crises, piloto e foi representante da Alemanha na Otan para questões de segurança. Como consultor de risco, Trauboth trabalhou em ...