O Radar Banda X e o LIDAR (Light Detection and Range) instalados no Aeroporto de Madeira (FNC) permitem aferir os fenómenos meteorológicos, nomeadamente vento, turbulência, windshear (alteração súbita do vento em direção e velocidade) e precipitação num raio da ordem de 10 km em torno do aeroporto, e com um processamento da informação quase em tempo real (inferior a 1 minuto), permitindo ter informação detalhada das condições em toda a envolvente do aeroporto Este equipamento visa dotar esta infraestrutura aeroportuária de um sistema de deteção e alerta para fenómenos meteorológicos de turbulência e de windshear, nas zonas de aproximação às pistas 05 e 23.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) será a entidade responsável pela exploração deste equipamento.
Segue-se uma fase de pré-operação que durará um ano, crucial para gerar dados que capacitem a Autoridade Nacional de Aviação Civil, (ANAC) com a informação necessária para considerar, no futuro, a revisão dos limites de operação com vento, garantindo sempre que a segurança permaneça como prioridade máxima.
A ANA – Aeroportos de Portugal assinou com a Acciona, o contrato de empreitada da obra de reforço estrutural da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no valor de 50 milhões de euros. Esta ...