«Portugal e Espanha assinaram hoje um acordo para a criação de um espaço aéreo ibérico que permitirá aos aviões comerciais passarem por corredores mais eficientes no âmbito do projeto “Céu Único Europeu”, poupando tempo, combustível e emissões de CO2, anunciou hoje o INAC.
O bloco ibérico será um dos nove que serão criados no “Céu Único Europeu”, projeto que a Comissão Europeia espera ter a operar em dezembro próximo e que permitirá uma poupança de mil milhões de euros por ano.
“A atual estrutura do espaço aéreo europeu é fragmentada. Os FABs [blocos de espaço aéreo] são os instrumentos que deverão eliminar ou reduzir as ineficiências decorrentes desta fragmentação, que se estimam em cerca de 1.000 milhões de euros por ano”, refere o Instituto Nacional de Aviação Civil em comunicado hoje divulgado.»
artigo publicado no “Jornal de Notícias”
(17 Maio 2012)
O novo sistema da NAV de reorganização do tráfego aéreo em Lisboa, Point Merge, que pode reduzir atrasos, entra em vigor em 16 de maio, após negociações com a Força Aérea e um investimento de dois ...