«A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), apreendeu, no terminal de desembarque internacional do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, trinta répteis, sendo 18 cobras e 12 lagartos.
A apreensão foi feita durante fiscalização de bagagem no voo Air Europa UX57, vindo de Portugal.
De acordo com auditores fiscais que atenderam a ocorrência, no raio-x foi detectada a presença de produtos orgânicos em duas malas que foram encaminhadas à bancada do Vigiagro para verificação.
O passageiro responsável não havia comunicado o conteúdo de suas bagagens e declarou que não sabia o que continham. Os répteis foram transportados em condições precárias e envoltos em peças de meias femininas, dentro de bolsos nas roupas e em calçados.
Como o passageiro não possuía documentação oficial (nacional ou estrangeira) dos animais, nem autorização de importação ou certificação veterinária internacional, foi autuado em flagrante contrabando de espécies, inclusive violando das normas de bem-estar animal. Por essa razão, foram acionados o Ibama e a Polícia Federal.
O passageiro foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal para apuração dos crimes e os animais para o Instituto Butantan, como parte dos procedimentos para indiciá-lo criminalmente.»
artigo publicado na página de internet “Metro“
(20 Setembro 2017)
Segundo os dados da Fraport AG, foram transportadas 3,960 mil toneladas em setembro. A eficiência logística e os preços competitivos foram responsáveis pelo aumento de 30,4% na movimentação de cargas ...