«O projeto conta com sensores inteligentes e moderna tecnologia em nuvem para entrega confiável de bagagem. A Siemens volta a demonstrar a sua aposta nas soluções voltadas para a área de digitalização de processos essenciais de aeroportos.
A área Siemens Postal, Parcel & Airport Logistics (SPPAL) foi eleita pelo Aeroporto Internacional Heathrow, em Londres, para otimizar a disponibilidade do sistema de manuseio de bagagens. A empresa desenvolveu um novo conceito de manutenção que utiliza sensores para medir parâmetros fundamentais, sendo que posteriormente os dados são transmitidos para a plataforma MindSphere da Siemens baseada na nuvem.
A solução será utilizada 24 horas por dia, durante 365 dias por ano e evita paradas do sistema e interrupções dispendiosas das operações no aeroporto europeu, que recebe cerca de 76 milhões de passageiros ao ano.
“Além de otimizar o processo para a operadora do aeroporto, sempre buscamos melhorar a conveniência dos passageiros. Por isso, estamos usando a plataforma na nuvem MindSphere da Siemens no Aeroporto de Heathrow, em Londres, e ajudando o aeroporto em sua transformação digital.” ressalta Michael Reichle, CEO da Siemens Postal, Parcel & Airport Logistics.
A solução pode ser visualizada em todos os dispositivos com acesso à internet, como notebooks, tablets e smartphones. Os dados medidos são comparados no sistema operacional aberto para IoT com aos valores esperados e os gráficos claros permitem que a equipe de manutenção local detecte todas as anormalidades rapidamente, além de agendar também atividades de manutenção essenciais, mantendo, dessa forma, o sistema em operação contínua.
“O uso do MindSphere agrega muito valor ao projeto, pois a solução conecta estruturas físicas ao mundo digital, gerando dados úteis que aprimoram toda a operação. Ao analisar essas informações de forma inteligente e assertiva, a plataforma contribui para elevar qualquer tipo de indústria, incluindo as nacionais, na obtenção de níveis mais elevados de competitividade e performance. A eficácia da solução se comprova no sucesso desse projeto no Aeroporto Internacional de Heathrow onde o tempo de esteira de bagagem parada diminuiu significativamente.” afirma Murilo Dos Santos Morais, especialista em MindSphere na Siemens do Brasil.
O sistema da Siemens já está sendo usado, com resultados positivos , nos principais aeroportos internacionais, como de Los Angeles e o de Dubai. A SPPAL se tornou parceira de tecnologia e serviço de aeroportos e companhias aéreas do mundo inteiro. Seu histórico de sucesso inclui contratos de operação e manutenção de longo prazo com cerca de 40 dos aeroportos mais importantes do mundo.»
Mafalda Freire, artigo publicado na página de internet “Bitmag”
(11 Dezembro 2017)
A Aena contrata a Siemens Logistics para a operação e manutenção dos sistemas de triagem de bagagem no Aeroporto de Madrid-Barajas (MAD) ...