«O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), prepara uma operação especial para receber uma elefanta pela primeira vez na história da estrutura.
O animal, que tem o nome de Ramba, chegará na quarta-feira (16) e a concessionária Aeroportos Brasil, que administra o terminal, fará uma ação com 6 horas, que contará com guindaste de até 30 toneladas, empilhadoras e uma equipe de 30 pessoas exclusivamente para cuidar do desembarque.
A elefanta asiática Ramba desembarcará em Viracopos às 6h30 de quarta-feira em um boeing 744 vindo de Rancagua, no Chile. Aos 53 anos, ela passou a maior parte da vida em um circo, onde havia denúncia de prática de maus-tratos. O animal pesa 3,6 toneladas e será levado por terra dentro de uma carreta para o Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.
A transferência de Ramba para o Brasil é resultado de uma negociação de anos entre a diretoria do santuário, organização especializada na recuperação e tratamento de elefantes resgatados de cativeiros na América do Sul, além do órgão Global Sanctuary for Elephants (GSE) e a organização Ecópolis do Chile. Depois de viver sozinha no Chile, Ramba terá no santuário a companhia de outras duas elefantas: Maia e Rana, que já vivem no local.»
artigo publicado na página de internet “G1 Globo“
(15 Outubro 2019)
No Brasil desde 2020 e com a integração dos 11 novos aeroportos transforma a espanhola Aena na maior operadora aeroportuária do Brasil, com um total de 17 aeroportos, 20% do tráfego aéreo nacional, ...