pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, América do Sul, Aeroportos

Brasil – Aeroporto Internacional de Manaus (AM) recebe Atestado de Capacitação Operacional (Acop)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu autorização para que o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, situado na Zona Oeste de Manaus, receba aeronaves do modelo Boeing 747-8F, apenas para o transporte de cargas. A autorização consta na Portaria n° 125, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O terminal de Manaus é o primeiro operado pela Infraero a receber o certificado. Guarulhos, Galeão e Viracopos, aeroportos concedidos à iniciativa privada, já possuem o título. Galeão e Guarulhos podem receber aeronaves tanto em versão cargueiro, como de passageiros. Já os aeroportos de Manaus e Viracopos têm autorização apenas para operação com aeronaves de carga.
Para o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, a certificação ao aeroporto de Manaus ampliará cada vez mais a participação do Brasil no mercado. “Com essas autorizações, o Brasil pode se posicionar ainda melhor na exportação e importação, principalmente de perecíveis. É uma abertura de mercado importante para a nossa economia e para o nosso desenvolvimento”, comenta o ministro.

O Atestado de Capacitação Operacional (Acop) é concedido pela Anac a aeroportos que movimentam mais de um milhão de passageiros. São verificados equipamentos, instalações, procedimentos e pessoal e é avaliada a infraestrutura do aeroporto, comprimento da pista, resistência, o tamanho da plataforma de estacionamento e suas configurações, além do sistema de combate à incêndio. Tudo deve estar em conformidade com os padrões de segurança exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Para receber o Acop, é necessário que o operador do aeródromo manifeste interesse junto à Anac. Por parte da Agência, entre outros itens que devem ser atendidos pelo aeroporto. “É importante destacar que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Aeronáutica, também avalia as condições relacionadas ao tráfego aéreo para que o aeroporto receba esse tipo de aeronave”, informou.

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, América do Sul, Ground Handling (48º de 1305 artigos)

Os profissionais de safety e security da aviação civil estiveram reunidos em São Paulo na XII Jornada AVSEC e Cybersecurity Expo, evento organizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que ...