O diretor-geral da companhia aérea Europe Airpost, que durante este verão ligará o Aeroporto Sá Carneiro às cidades francesas de Brest e Brive, considerou hoje que o “grande potencial” do Porto deverá justificar um reforço futuro da operação.
“Estou certo que há muito a fazer no Porto, não só para França, mas também para o Reino Unido, Alemanha e Itália”, afirmou Jean-François Dominiak em conferência de imprensa no Porto.
A companhia aérea francesa Europe Airpost vai estrear-se a partir de 04 de julho, até 29 de agosto, em operações no Aeroporto do Porto, com rotas semanais (à sexta-feira) de e para as regiões francesas de Brest Bretagne e Brive-Vallée.
Apesar de estarem atualmente apenas programadas para o período de verão, Jean-François Dominiak admitiu que estas rotas possam também operar na altura da Páscoa e nos meses de setembro/outubro.
O objetivo é servir o mercado das comunidades portuguesas naquelas regiões francesas (de onde não há, atualmente, voos para o Porto) e fomentar o turismo entre estas regiões europeias.
Convicto do “muito potencial” do Porto e do Norte de Portugal, o diretor-geral da Europe Airpost antecipou que a companhia poderá vir a “fazer coisas importantes” na região.
O diretor do Aeroporto do Porto
Também presente na conferência de imprensa, o diretor do Aeroporto do Porto destacou que a Europe Airpost será a 17.ª companhia a operar naquele aeroporto, permitindo elevar de 66 para 68 o número de ligações diretas a partir do Porto.
“É um bom exemplo da atratividade, dinamismo e mérito da nossa região” e “um sinal importante de diversificação que consolida o nosso potencial”, considerou Fernando Vieira, salientando, contudo, ser “muito importante consolidar estas apostas e não deixar que a região passe de moda”.
Recordando que o Aeroporto do Porto encerrou 2013 com um crescimento de 5,3% no número de passageiros transportados e de 1,7% no número de voos face a 2012, Vieira destacou tratar-se de resultados muito positivos “quando comparados com outros aeroportos”.
“O ano passado foi muito difícil para a grande maioria dos aeroportos europeus e nós há muito que não sabemos o que é ter crescimentos negativos”, sustentou, antecipando para 2014 um novo crescimento no número de passageiros, embora mais lento, na ordem dos 4%.
“Estamos a consolidar e a manter a esmagadora maioria das operações, muitas das quais estavam a ser feitas só no verão, mas que temos a expectativa que se mantenham no ano inteiro”, acrescentou.
Parte: 1 2
“2023 poderá ser um ano histórico” o aeroporto do Porto ganha, neste verão seis novas companhias aéreas que vão iniciar a operação para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, a israelita Sun ...