A projeção de crescimento para o setor de serviços de assistência em escala, também conhecido como ground handling, pode chegar a 3,4% este ano no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Abesata), o que indica que o setor está em constante desenvolvimento. Projetos e iniciativas para responder à procura e beneficiar da expansão deste segmento estão na programação da 1ª edição do Seminário Luggage, Handling & Catering, evento inédito realizado pela Sator em parceria com a Abesata. O encontro abordará o papel das empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo, chamadas de ESATAS.
“As empresas de ground handling são muito importantes e têm um papel fundamental para a indústria da aviação, uma vez que a sinergia entre toda a cadeia reflete positivamente qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros. Porém é preciso aumentar o desempenho operacional para adquirir mais eficiência nesta atividade. O Seminário Luggage, Handling e Catering tem o compromisso de trazer à tona questões deste universo para que todos os envolvidos possam refletir sobre as principais necessidades e desafios que o setor tem pela frente”, explica a diretora da Sator Eventos, organizadora do Seminário, Paula Faria.
A padronização dos procedimentos (IATA – IGOM) realizados pelos serviços auxiliares de transporte aéreo em solo, por exemplo, é uma das operações que tem sido acompanhada pela Abesata e demais órgãos da aviação para facilitar o funcionamento, aumentar a eficiência e a segurança das operações em solo.
“Graças ao auxílio dos demais elos do sistema de aviação civil, a Abesata tornou-se a entidade representativa de direito e de fato do segmento de Serviços Auxiliares, o que elevou a nossa responsabilidade em assuntos inerentes à bagagem, carga aérea, rampa, higienização/limpeza, proteção/segurança ou comissaria de bordo/catering. Diante deste cenário, nossa responsabilidade é contribuir para o sucesso do Seminário e para os caminhos promissores da infraestrutura aeronáutica. A parceria com a Sator irá potencializar o crescimento do transporte aéreo no Brasil”, destaca o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Abesata), Ricardo Miguel.
As ESATAS estão presentes em 70% das operações da aviação comercial.
Sobre o Seminário Luggage, Handling & Catering
O seminário faz parte da agenda Airport Infra Expo 2015 e é direcionado às empresas do segmento de Luggage, Handling e Catering, realizando debates sobre os serviços de assistência de pista no Brasil, que passam pelo percurso da bagagem no terminal do aeroporto e serviços de assistência, qualidade, riscos e danos, regulação técnica, recursos humanos, tecnologia, manutenção e automação. O seminário está sendo feito em parceria com a ABESATA – Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo.
Sobre a Sator
A Sator nasceu em 2005 como uma empresa de produção de eventos, passou a oferecer serviços de comercialização e comunicação para os eventos que organizava e, mais recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataformas de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa. A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos como a Airport Infra Expo, Labace, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil (desde 2008) e o Broa Fly-in (2006 a 2008).
adaptação do texto publicado na página de internet “Informativo Dos Portos”
(21 Junho 2015)
A Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo) foi convidada a participar do Airport Services Association Leadership Forum 2023, na capital grega, nos dias 20 a 22 ...