«Os aeroportos de Jaguaruna e Lages, em Santa Catarina, voltam a operar no próximo mês, após entrega de Carro Contraincêndio (CCI) adquiridos pela Secretaria de Aviação da Presidência da República. Ao todo, mais de 80 municípios em todos os estados brasileiros já foram beneficiados com a aquisição de 94 CCIs disponibilizados nos últimos dois anos pela Secretaria, por compra direta ou convênio com os Estados, e pela Infraero. Outros dois municípios receberão os equipamentos também no mês de março, Goianá (MG) e Caxias do Sul (RS), e poderão aumentar o número de voos e também o tamanho das aeronaves que recebem. Eirunepé e Manicoré, no Amazonas, e Divinópolis (MG) já contam com camiões contraincêndio desde o início deste ano. Barra do Garças (MT), Guanambi (BA) e Sorriso (MT) também retomaram a operação do aeroporto após a doação de CCIs, em 2015, e os aeródromos regionais de Santo Ângelo (RS), Vilhena (RO) e Bonito (MS) passaram a operar aeronaves maiores. De acordo com normas nacionais, a infraestrutura de salvamento e de combate a incêndio no aeroporto deve estar em conformidade com o porte da aeronave utilizada, para que seus ocupantes possam ser plenamente atendidos no caso de acidentes.
O investimento ultrapassa R$160 milhões e vai beneficiar mais de 2 milhões de pessoas. Só a Secretaria investiu R$ 78 milhões na compra direta de 53 camiões contraincêndio que serão doados a 52 aeródromos regionais de norte a sul do País. Outros 24 CCIs foram adquiridos pela Infraero e mais 36 por meio de convênio da Secretaria com os Estados, totalizando 113 veículos.
“Além de assegurar a prevenção, salvamento e combate a incêndio em acidentes aeronáuticos, esses equipamentos contribuem para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária na aviação regional melhorando a qualidade da gestão e garantindo um alto padrão de serviço para a população brasileira”, afirma o secretário de Aeroportos, Leonardo Cruz.
Tecnologia de ponta – Os camiões contraincêndio aeroportuário (AP-2 Fenix) estão entre os mais modernos do mercado. Cada um tem capacidade de armazenar 6,1 mil litros de água para produção de espuma e operação em qualquer terreno. O jato do canhão de teto lança, além de água e espuma, pó químico e alcança uma distância de 70 metros. O motor do veículo tem 440 cv, tração 4×4, e potência para atingir 80km/h em 35 segundos.
Com o Programa de Treinamento para Profissionais de Aeroportos Regionais (TREINAR), a Secretaria já formou 1040 profissionais para atuarem como bombeiros de aeródromos regionais desde 2013, quando o Programa foi criado. O objetivo dos cursos é formar bombeiros em atividades operacionais de prevenção, salvamento e combate a incêndio, além de proporcionar a continuidade e melhoria das operações e serviços aeroportuários.»
artigo publicado na página de internet “Sac”
(19 Fevereiro 2016)
No Brasil foram concessionados 22 aeroportos em 12 estados, num processo dirigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Os aeroportos estavam divididos em três blocos – Norte, Sul e Central – ...