A Região Centro solicita junto do Ministério da Defesa a abertura de uma infraestrutura aeroportuária na base aérea de Monte Real (BA5) que permita voos internacionais.
O Ministério da Defesa Nacional garante que “está disponível” para “continuar a colaborar em iniciativas com vista à utilização permanente daquele aeródromo militar por aeronaves civis”, apontando alguns “obstáculos” que não possibilitam a abertura da BA5 à aviação civil.
Em causa estão essencialmente “questões técnicas”, sobretudo limitações em quatro áreas: as dimensões dos caminhos de rolagem/taxiway e as características dos pavimentos da pista/runway; a falta de um Serviço de Assistência e Socorro adequado para aeronaves de médio/grande porte ou aeronaves de transporte de passageiros; a inexistência de equipamento e de pessoal necessário e qualificado para o “handling”/assistência em escala das aeronaves civis; e a falta de um armazenamento de combustível, pessoal qualificado e viaturas para apoiar uma operação normal de aeronaves civis.“Em suma, haverá sempre a necessidade de analisar e avaliar quer do ponto de vista técnico quer legislativo”, conclui.
Noticia RTP (abril 2015) – Região Centro quer aeroporto e aponta vantagens da base aérea de Monte Real
Orlando Cardoso (31 dez 2015) Governo disponível para apoiar abertura de base militar à aviação civil na Região Centro
O ministro do Planeamento e Infraestruturas disse que o Governo está a estudar a abertura da base aérea de Monte Real ao tráfego civil. ...