pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, América do Sul, Aeroportos

Brasil – Aeroporto de Brasília vai operar com duas pistas em simultâneo

«O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, vai operar, a partir de novembro deste ano, com duas pistas simultâneas. Será o primeiro aeroporto da América do Sul a realizar operações paralelas simultâneas independentes. A operação aumentará a capacidade das aterragens e descolagens de 60 para 80 por hora, facilitando o controle de tráfego aéreo nos horários de pico. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão ligado à Aeronáutica, analisou e autorizou o novo procedimento.

O terminal é o único do País com pistas paralelas a uma distância segura para realizar aterragens ou descolagens simultâneos. As pistas têm 3.300m x 45m e 3.200m x 45m, com espaço de 1,8 km entre elas. O mínimo exigido para distância entre duas pistas é de 1.025m, estipulado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). As duas pistas do Aeroporto JK têm uma distância de 50% a mais do que o mínimo requerido.

O diretor do Departamento de Gestão e Planeamento de Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação Civil, Rafael Botelho Faria, explica que o procedimento é considerado de rotina e não é mais ou menos seguro do que outra operação. “O principal benefício desse tipo de operação é o de diminuir a restrição na quantidade de aeronaves que deveriam descolar ou aterrar no aeroporto numa hora-pico. Com o fim dessa restrição ganha-se rapidez no número de movimentos, que aumentam em 33% por hora, passando de 60 para 80. Assim, você permite mais ofertas de horários nos momentos de pico, além de mais infraestrutura para as companhias aéreas operarem no horário e consigam atender maior número de voos e assentos”, analisa o diretor da Secretaria de Aviação Civil.

Capacidade de voos nos principais aeroportos brasileiros

– JK (Brasília) / 60 aterragens e descolagens por hora (passará para 80 a partir de novembro)

– Galeão (Rio de Janeiro) / 48

– Guarulhos (São Paulo) / 47

– Congonhas (São Paulo) / 32-33

– Confins (Belo Horizonte) / 31
»

texto publicado na página de internet “Sac Aviação Civil”
(14 Julho 2015)

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, América do Sul, Ground Handling (35º de 1292 artigos)

Os profissionais de safety e security da aviação civil estiveram reunidos em São Paulo na XII Jornada AVSEC e Cybersecurity Expo, evento organizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que ...