O Airbus A320 da AirAsia partiu de Surabaia – Juanda International Airport Indonesia ( SUB) com destino a Singapura – Changi Airport Singapore (SIN).O piloto do A320 da AirAsia que desapareceu hoje dos radares entre a Indonésia e Singapura, que operava o voo QZ8501, pediu para “desviar” o plano de voo devido às más condições meteorológicas, indicou a companhia aérea.
A Autoridade de Aviação Civil de Singapura informou que o avião perdeu o contacto com a torre de tráfego de controlo aéreo de Jacarta quando já estava no espaço aéreo da Indonésia.
Segundo o diretor da Direção Geral de Transporte Aéreo da Indonésia, Djoko Murjatmodjo, as buscas estavam concentradas numa área entre a ilha Belitung e Kalimantan, na parte ocidental da ilha do Bornéu, a cerca de meio caminho da rota esperada do voo QZ8501.
A AirAsia é liderada pelo empresário malaio e de ascendência portuguesa Tony Fernandes.
A AirAsia Indonesia é uma companhia aérea de baixo custo que pertence à AirAsia, sediada na Malásia. Começou a operar em 2001.
A Emirates inicia a 1 de Junho de 2023 a rota Dubai (DXB) Denpasar (DPS), capital de Bali, em Airbus A380 sendo o primeiro A380 a aterrar na Indonésia. O Aeroporto Denpasar: Aeroporto Internacional de Bali ...