O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu nessa terça-feira o primeiro “super-camião” de bombeiro adquirido pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.
O camião, fabricado pela Rosenbauer, é do modelo Panther 6×6. De acordo com a tabela da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Carro de Combate a Incêndio (CCI) pertence ao tipo 5, em uma escala que vai de 1 (menor) a 5 (maior). O modelo já é usado nos principais aeroportos da Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Norte. Na cabine do veículo cabem até quatro bombeiros.
Com velocidade média de 115 km/h, motor com 740 cavalos e aceleração de 0-80 km/h em 30 segundos, o veículo tem tração nas seis rodas e comporta 12.500 litros de água, 1.500 litros de Liquido Gerador de Espuma (LGE) e 250 kg de Pó Químico BC. A viatura pesa 35 toneladas carregado e o alcance do jato do canhão superior atinge, em média, 110 metros.
O Panther 6×6 é totalmente automatizado e conta com recursos de alta tecnologia, como computador de bordo, iluminação própria, câmera com infravermelho e visão térmica e sistema electrónico de controle de agentes extintores.
“Investir na segurança operacional é uma das principais preocupações da Aeroportos Brasil Viracopos. Com esse novo veículo, garantimos a categoria dez de segurança contra incêndio em aeroportos, que é a mais alta existente e que permite ao aeroporto receber aviões de grande porte”, disse o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster
adaptação do texto publicado na página de internet “Terra Brasil”
(4 Setembro 2013)
«Aeroportos erguidos no interior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil foram contemplados com equipamentos de combate a incêndios. As máquinas fazem parte do programa de investimentos em ...