«O governo grego planeia a concessão de 22 dos 37 aeroportos regionais do país, segundo o jornal “Imerisia”. É esperado que hoje o Ministro para o Desenvolvimento, Kostis Hatzidakis, apresente os planos para os aeroportos gregos, como parte da nova reestruturação da Autoridade Civil de Aviação.
Segundo o jornal “Imersia”, 22 dos aeroportos do país serão concessionados por dois grandes grupos financeiros, não referidos pelo jornal, durante, pelo menos, 35 anos.
A proposta que o governo grego tem em mãos atribui os aeroportos do norte da Grécia e ilhas Ionian a um dos grupos, enquanto que o aeroporto de Creta e as ilhas Aegean serão concessionadas por outro. Envolvidos no negócio estarão também os aeroportos dos destinos turísticos Mikonos, Kalama, Corfu e Skiathos.
O plano de privatizações já tinha vindo a ser anunciado, devido à dificuldade do país em cumprir os objectivos estabelecidos pela troika. Para além dos aeroportos, também caminhos-de-ferro e portos se englobam nos planos do governo para a estabilização financeira do país.»
Maria Ribeiro, artigo publicado na página de internet “Negocios Online“
(7 Março 2013)
«Grécia vende exploração de 14 aeroportos à alemã Fraport. É a primeira privatização do governo Tsipras. As autoridades gregas aprovaram a concessão de exploração de 14 aeroportos regionais à ...