O júri selecionou as empresas que passam à fase final a atribuição de licenças de assistência em escala (handling) nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro por um período de sete anos A atribuição das licenças do serviço de assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro vai ser disputada entre a Menzies, o incumbente, a South empresa de handling pertencente à Iberia, e a também espanhola Acciona. As três empresas passaram à fase final do concurso público lançado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O serviço é atualmente prestado pela SPdH, detida desde junho do ano passado pela britânica Menzies Aviation (51%) e pela TAP SA (49,%), sendo que a companhia aérea é também, de longe, a maior cliente. A espanhola Acciona também tem presença em Portugal, no desenvolvimento e gestão de infraestruturas e energia. Já para a South, criada há um ano e que concorre em parceria com a Clece, este seria o seu primeiro contrato internacional e permitiria um crescimento de 25% da atividade.
O concurso público internacional foi lançado pela ANAC em setembro para a seleção de prestadores de serviços de assistência em escala a terceiros, nas categorias 3 (bagagem), 4 (carga e correio) e 5 (operações na pista) nos aeroportos de Lisboa e Porto, e nas categorias 3 e 5 no aeroporto de Faro. As licenças a atribuir terão a duração de 7 anos.
As licenças atuais foram estendidas em março do ano passado, para coincidirem todas com a mesma data: abril de 2025. Com a lei do Orçamento do Estado para este ano, o prazo foi novamente alargado para novembro, de forma a dar tempo para a finalização do concurso.
O desfecho é de importância vital para a operação da SpdH, que está a atravessar um processo de recuperação liderado pelo novo acionista, depois de ter sido declarada a insolvência em agosto de 2021.
Acciona, Clece, SPdH/Menzies e Swissport foram estas as quatro candidatas que passaram à próxima fase do concurso público internacional para a atribuição de licenças de assistência em escala (handling) ...